Como funciona o FROTANET

Como funciona o FROTANET

As transportadoras ofertam fretes pelo site informando:

O FROTANET envia as informações das ofertas para todos os motoristas que:

Os dados de cadastro dos Caminhoneiros que aceitarem as ofertas de frete serão enviados para a Transportadora, que analisará a documentação dos interessados e decidirá qual deles levará a carga.

O FROTANET envia para o caminhoneiro escolhido as informações completas de coleta e entrega do frete.

Ocorrencias - Caminhoneiros Autonomos - Frotanet

Pelo FROTANET o caminhoneiro poderá registrar diversos tipos de ocorrências durante o transporte da carga:

As informações de todos os fretes ficam armazenadas para consulta de Histórico das operaçoes de transporte, tanto para a Transportadora quanto para o Caminhoneiro.

Anuncie ofertas de frete sem pagar nada. Totalmente grátis.

Pagamento na contratação de autônomos. 3% sobre o valor do frete publicado.

O aplicativo FROTANET é 100% gratuito para o Caminhoneiro Autônomo.

Tire suas Dúvidas

Tire aqui suas dúvidas sobre o FROTANET. Caso não encontre uma resposta, nos envie sua pergunta para que ela seja respondida e incluída nesta lista para ajudar outros Caminhoneiros.

PARA EMPRESAS DE TRANSPORTE

A transportadora pode incluir quantas ofertas de frete quiser, sem custo e sem limite de ofertas. Os anúncios das ofertas não são cobrados. A cobrança só ocorre quando a transportadora escolhe um autônomo que se candidatou (através do nosso aplicativo móvel) para uma determinada carga. Neste momento será cobrado uma taxa de 3% sobre o valor do frete informado pela transportadora no momento do cadastro da oferta de frete no FROTANET. Caso nenhum autônomo se candidate para a sua oferta, ou caso a transportadora não escolha nenhum autônomo que tenha se candidatado, nada será cobrado.

Sim! 

Antes de mais nada, somente os usuários associados à transportadora terão acesso às informações da transportadora. Além disso, os autônomos só recebem as informações básicas das ofertas de frete. Para garantir a segurança das transportadoras e do mercado em geral, dados como nome da empresa, endereço de coleta e entrega só são revelados para o autônomo que for escolhido para executar o serviço de transporte. Somente transportadora e o autônomo escolhido conhecerão as informações sensíveis, contribuindo para a segurança da operação de transporte.

Muito simples. basta preencher os seus dados no formulário do link abaixo que um dos nossos consultores entrará em contato com você:

A inclusão das ofertas de fretes é muito simples e pode ser feita em menos de 1 minuto. O usuário da transportadora deverá acessar www.frotanet.com.br, clicar em ENTRAR (no canto direito do menu de navegação) e informar seu email e senha cadastrados para entrar no FROTANET.
Uma vez liberado o acesso, as ofertas de fretes são incluídas através do link “Incluir Oferta de Frete”. Nesta tela você rapidamente informa Origem e Destino da carga, tipo e segmento da carga, peso, cubagem e valor do frete, e os tipos de veículos necessários (caminhão e carroceria).

Não.

Só podem se cadastrar os autônomos que possuam RNTRC válido e ativo junto à ANTT. Verificações adicionais referentes à conferência dos documentos do autônomo e de seu veículo e referentes ao gerenciamento de risco da operação são de inteira responsabilidade da transportadora.

Além do autônomo necessitar um RNTRC válido e ativo na ANTT para usar o FROTANET, as transportadoras poderão avaliar os autônomos por ela contratados, e também ver as avaliações feitas por outras transportadoras que já contrataram seus serviços anteriormente. Ao fim de cada viagem realizada pelo autônomo, a transportadora deverá avaliar o serviço prestado dando uma nota de 1 a 5 ao autônomo.
Dessa maneira, a transportadora poderá avaliar as várias opções de autônomos interessados nas suas ofertas de frete e decidir pelo autônomo mais confiável e com uma melhor reputação no mercado.

Sim, todas as Transportadoras poderão avaliar os autônomos.
Ao fim de cada viagem realizada pelo autônomo, a transportadora deverá avaliar o serviço prestado dando uma nota de 1 a 5 ao autônomo. Ao mesmo tempo, a cada viagem realizada, os caminhoneiros autônomos também irão avaliar a qualidade das transportadoras. Portanto, capriche no relacionamento com o autônomo porque as chances de mais autônomos se interessarem pelas suas ofertas será maior se a transportadora tiver melhores avaliações.

Garanta que todos os aspectos do seu serviço sejam de ótima qualidade: sem filas nas docas, pontualidade na hora da carregamento, rapidez e respeito no atendimento, banheiros bem conservados, agilidade na emissão das documentações, etc. Todos esses aspectos são levados em consideração quando um autônomo for avaliar a sua transportadora no FROTANET.

Ao incluir uma oferta de frete, você informa o tipo de veículo (caminhão e carroceria) que a transportadora aceita para levar a carga. O FROTANET só envia a oferta para os autônomos que possuem o mesmo tipo de veículo cadastrado pela transportadora e que, além disso, estão (ou estarão) próximos do local de coleta da carga.

Não.
Em uma oferta de frete você pode informar quantos tipos de caminhão e carroceria quiser e que atendam a sua necessidade. Sua oferta de frete será enviada para todos os caminhoneiros autônomos que possuírem um dos tipos de caminhão e carroceria que você solicitou na oferta.

Não!
Pensando na eficiência e otimização da transportadora, o FROTANET criou um processo muito simples e rápido para que o poderia ser muito lento e chato. Você que anuncia cargas iguais com frequência pode usar a função de Fretes Múltiplos e enviar suas ofertas para diversos caminhoneiros autônomos de uma só vez.

Sim!
Na tela Fretes em Viagem você poderá ver todas as ocorrências das viagens em andamento (desde que sejam informadas pelo autônomo contratado), assim como visualizar em um mapa a última localização conhecida do autônomo.

Diversas.
O autônomo pode registrar no aplicativo FROTANET todas as etapas relevantes de uma operação de transporte de carga: chegada para carregamento, inicio e fim de carregamento, início de viagem, diversos tipos de paradas (abastecimento, alimentação, pernoite, entre outras), chegada para descarga, inicio e fim de descarga, e fim de viagem. Todas as informações registradas pela autônomo ficam armazenadas no histórico da viagem e podem ser visualizadas pela transportadora a qualquer momento.

Para encerrar uma viagem, os autônomos são orientados a tirar uma foto do comprovante de entrega da carga. Essa foto também fica armazenada no histórico da viagem na ocorrência “Fim de Viagem”, podendo ser visualizada pela transportadora assim que for capturada e enviada pelo aplicativo FROTANET.

Não. Basta ir até nosso website, clicar em Entrar e informar seu email e senha cadastrados.

Explique o que está ocorrendo pelo botão “Suporte Online” (presente em todas as telas no canto inferior direito), ou enviando um email diretamente para suporte@frotanet.com.br Em qualquer caso nossa equipe irá te ajudar a resolver o problema.

PARA MOTORISTAS AUTÔNOMOS

Sim!
O aplicativo FROTANET é gratuito para o Caminhoneiro Autônomo. Nós conectamos você, Caminhoneiro Autônomo, diretamente com as Empresas de Transporte que precisam do seu serviço e do seu caminhão. Você no precisa pagar nada.

Ao se cadastrar você informa as características dos seus veículos. Por exemplo, você pode informar exatamente que possui um cavalo mecânico truckado e um porta container, ou que possui um toco sider. A partir dessas informações, você só receberá as cargas que são compatíveis com o seu veículo.

Simples! O FROTANET segue as normas da ANTT e permite que você cadastre até 9 veículos e/ou implementos. Desta forma, por exemplo, se você cadastrar o seu toco, o baú sider e o baú frigorífico, você será informado de ofertas de cargas tanto para sider quanto para frigorífico. Muito fácil.

O FROTANET permite ao Caminhoneiro Autônomo registrar vários tipos de ocorrências durante uma viagem como, por exemplo, chegada para carregamento, início de viagem, vários tipos de paradas e chegada para descarga. Essas informações servem para manter o histórico da viagem e podem ser acompanhadas em tempo real pela Empresa de Transporte.

 Para encerrar uma viagem, é obrigatório que você fotografe o comprovante de entrega de mercadoria. Esta foto será enviada para a Empresa de Transporte, junto com todos os outros registros, para ajudar na comprovação da finalização do serviço contratado.

Não.
E por dois motivos muito importantes para você, Caminhoneiro Autônomo:

  1. Para que NÃO ocorra leilão nas viagens, que sempre acabam reduzindo o valor do frete e prejudicando os Caminhoneiros Autônomos;
  2. Para a segurança do mercado. As ofertas de cargas são públicas, podendo ser vistas por todos os Caminhoneiros Autônomos (desde que sejam compatíveis com seus veículos). Portanto, para evitar vazamento de informação, os detalhes da Empresa de Transporte só aparecem no momento em que você é escolhido para realizar a coleta.
    Ninguém mais ficará sabendo qual é a carga, qual a transportadora e quais são os endereços de coleta e entrega.

As ofertas de frete que aparecem para você levam em consideração:

  1. Seu veículo/implemento: se você tem um Toco Sider, só receberá ofertas de frete para Toco Sider. De que iria adiantar receber ofertas para Container 25T se você não tem esse tipo de veículo?
  2. As datas em que você está disponível para trabalhar: se estiver realizando uma viagem entre os dias 6 e 10, só aparecerão ofertas cadastradas para coleta a partir do dia 11 em diante, o que chamamos de “Frete em Série”. De que iria adiantar receber ofertas para coleta nos dias 7 e 8 se você está em viagem?

Sempre que você contrata um frete através do FROTANET, nós saberemos a sua data e local de destino. Enquanto você estiver viajando, o FROTANET ficará procurando por novas ofertas de cargas que estarão perto de você quando a viagem atual terminar. Assim, antes mesmo de terminar uma viagem você poderá se candidatar para novas ofertas, diminuindo o seu tempo parado procurando por um novo frete.

Você irá se basear no valor do frete, local e data de origem e local e data de destino. E, muito importante, também através da pontuação que todos os Caminhoneiros Autônomos do para as Empresas de Transportes ao final de uma viagem contratada através do FROTANET. A pontuação vai de 1 a 5 e quanto maior a pontuação melhor a qualidade da Empresa de Transporte.

Sim, todos os Caminhoneiros Autônomos podem avaliar as Empresas de Transporte. Ao final das viagens contratadas através do FROTANET, o aplicativo mostra uma tela para que o Caminhoneiro Autônomo avalie a qualidade da Empresa de Transporte que o contratou, dando uma nota de 1 a 5. Ao mesmo tempo, a cada viagem realizada, as Empresas de Transporte também irão avaliar o serviço prestado pelo Caminhoneiro Autônomo. Portanto, capriche nas viagens porque sua chance de ser contratado será maior se você tiver melhores avaliações.

Garanta que todos os aspectos do seu serviço sejam de ótima qualidade: pontualidade na hora da coleta, apresentação pessoal, estado do caminhão, documentação em dia, direção segura, pontualidade na hora da entrega, etc. Todos esses aspectos são levados em consideração quando uma Empresa de Transporte for determinar a sua avaliação no FROTANET.

Sim. O Caminhoneiro Autônomo precisa estar com o RNTRC atualizado e ativo.

Não.

O FROTANET é uma plataforma de software que possibilita a conexão rápida entre Caminhoneiros Autônomos e Empresas de Transporte. O FROTANET não é responsável pela definição de valor de frete, pela determinação de horas e locais de coletas e entregas e quaisquer outras informações referentes à operação de transporte. E, principalmente, o FROTANET não tem nenhum papel na contratação do Caminhoneiro Autônomo, ação que é de total controle da Empresa de Transporte.

Sim. Para gerenciar seus veículos e implementos basta abrir o menu lateral do FROTANET, ir na opção “Meus Veículos”, apagar os itens antigos e cadastrar o novo. As ofertas de frete começaro a aparecer de acordo com seu novo veículo/implemento e com todos os outros que já estavam cadastrados.

Entre em contato conosco pelo e-mail suporte@frotanet.com.br e nos explique o que está acontecendo. Nossa equipe irá te ajudar a resolver o seu problema.

Lembre-se de permitir notificações do aplicativo FROTANET nas configurações do seu smartphone. Se mesmo assim o problema persistir, entre em contato pelo e-mail suporte@frotanet.com.br.